Portaria do Governo do Estado proíbe uso de celulares em sala de aula no Maranhão

Portaria do Governo do Estado proíbe uso de celulares em sala de aula no Maranhão

Com o intuito de melhorar as rotinas pedagógicas e o aprendizado escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira (21), uma portaria que estabelece critérios para o uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas de escolas da rede pública estadual. A portaria foi assinada pelo secretário Felipe Camarão.

De acordo com o secretário, a portaria ratifica artigo do Regimento escolar dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão, sobre a utilização de aparelhos eletrônicos em sala de aula, quando não utilizados como ferramenta pedagógica.

“Pode ser uma medida controversa, mas nosso intuito é exatamente conferir aos professores e gestores escolares a autoridade que lhes é de direito dentro do ambiente escolar. A vida digital está cada vez mais presente na vida das pessoas. O celular já se tornou um item que para muitos é quase indispensável, mas não podemos deixar que a conferida nas redes sociais, nos jogos ou notícias do momento tornem-se rivais das rotinas pedagógicas em sala de aula. Precisamos garantir que nossos estudantes saiam das escolas com o aprendizado adequado, que lhes garanta oportunidades fora do ambiente escolar. Seja na vida acadêmica se lhe for de interesse, como no mercado de trabalho”, ponderou o secretário.

“Recentemente realizei reuniões com gestores escolares por todo o Maranhão e os relatos de que tem se tornado cada vez mais difícil competir com os equipamentos eletrônicos foram disparados. Não estamos terminantemente proibindo, mas deixando à cargo do professor fazer as intervenções necessárias e a retenção dos aparelhos quando não estiverem sendo utilizados para fins pedagógicos”, concluiu.

A portaria define, ainda, que as escolas realizem ações de conscientização da comunidade escolar sobre quando o uso de aparelhos eletrônicos pode se tornar prejudicial às práticas educativas e de socialização.

PORTARIA-1474-CONSTRICAO-DE-APARELHO-CELULAR

Prefeitura